O fato de que mentiras são propagadas afeta o comportamento dos consumidores de informação. Isto significa que é mais difícil melhorar a exatidão de seus julgamentos quando algumas das informações por eles examinadas podem estar sendo desenhadas para enganar. Essencialmente, isto significa que o custo marginal de uma unidade extra de capacidade de julgamento é maior agora. Se a existência de mentiras no conjunto informacional disponível levará a mais ou menos tempo alocado em "pesquisa" sobre o assunto em questão, depende da elasticidade da demanda do consumidor por capacidade de julgamento.
Entretanto, a maior parte dos consumidores de informação não está engajada em um processo racional de tentar elevar a acurácia de sua decisão. Eles estão simplesmente pegando a informação porque eles obtém satisfação com isto. Se a informação inventada satisfizer mais o seus gostos do que a verdade, eles sentir-se-ão motivados a aumentar o seu consumo. Como é mais fácil inventar mentiras para satisfazer o gosto do público do que achar verdades que o façam, a introdução na mídia de histórias "interessantes" mas inverídicas sobre política pode aumentar as vendas.
Gordon Tullock (1967). The Economics of Lying, p. 143.
Um comentário:
me parece verdade
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