O Wikipedia conhece pouquíssimo sobre Eduardo Bueno, o Peninha. Fato totalmente desculpável, visto que é um site relativamente novo e produzido a partir de um sistema de cooperação e compartilhamento de conhecimento entre as pessoas. Aí estão: as pessoas. São elas, e aqui estamos falando mais restritamente dos porto-alegrenses, que desconhecem a si mesmas como cidadãos inseridos num mesmo espaço social.
Um belo evento como esse, o Festival de Inverno de Porto Alegre
, deveria lotar os teatros e salas onde, por quantias módicas ou gratuitamente, ocorrem dezenas de cursos, palestras, shows, todos muito interessantes. Até para justificar a promoção de mais eventos nesse sentido, extremamente valiosos que seriam no processo de formação cultural de cada um, com as abundantes e preciosas trocas de informação, de conhecimento, de experiências as mais diversas. Que diálogo é esse que não ocorre entre os habitantes dessa cidade? Que valoração à cultura é essa que a submete ao esquecimento?
É inaceitável que no Teatro de Câmara estivessem vazias metade das poltronas, ontem, enquanto o fabuloso Peninha discursava sobre verdades nem tão bem escondidas nos meandros de nossa surreal história (a do Brasil), as quais simplesmente fomos catequizados para não ver, não querer ver, não querer nem saber.
E que não se diga de que se trata de um problema da imprensa, falta de divulgação midiática, desacerto dos organizadores. Nós, porto-alegrenses, havemos de resgatar qualquer vontade de cultura, que é, em si, a busca pela própria identidade, tal como indivíduo, tal como ser social. Aí, somente então, poderemos estabelecer traços no horizonte que se coloca logo ali, nas barbas de nossa História. Como lembrou Peninha, um povo que não sabe daonde veio, tampouco sabe para aonde vai.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Só pra fazer um lembrete: esse site é livre... podemos acrescentar informações =]
aliás, olhem como ele mal fala sobre CAICÓ :P
Podemos mas não fazemos, por que será? Isso dá pano prá manga...
ambos ótimos lembretes esses de vocês
pano pra manga sim
Postar um comentário