sábado, janeiro 06, 2007

OU

Estudando biologia, todos os problemas são microscópicos.

3 comentários:

Felipe disse...

Primeiro, uma questão semântica: a tua frase quer dizer que, após estudar biologia, todos os problemas que nos são apresentados, biológicos ou não, perdem importância? Acredito que não tenha sido este o sentido, mas sempre é importante conferir...

Se estás te referindo exclusivamente aos problemas biológicos, tenho minhas dúvidas.
E a ecologia? Ela estuda problemas macro do ponto de vista dos organismos. Mesmo a zoologia é macro com relação à citologia.

Ainda, praticamente toda a biologia é macro se comparada com a química.

Por outro lado, se comparada com a economia, as análises mais macro da biologia situam-se em dimensão semelhante às mais micro análises econômicas...

Enfim, o ponto de partida do meu comentário foi que me veio à mente a seguinte questão: o quão micro devem ser nossas análises ou, colocado de outra forma, que nível de detalhe devemos buscar. Quanto mais detalhado, mais dificuldades técnicas e de tempo encontramos. Por outro lado, se nos mantivermos em questões gerais, podemos estar perdendo preciosa capacidade analítica.
Enfim, existe um claro trade-off entre poder de explicação e custo de pesquisa.

Arbº disse...

Bom, vamos lá. A frase deste post é, digamos, de efeito, uma tentativa descompromissada de ser engraçadinha, por isso não me importei com a veracidade do fato e de ela poder soar mais como uma "frase de defeito". Mas o principal mesmo é que nem pensei nela: esta aí surgiu quando a Bi leu, numa anotação minha, o que ali está escrito como se fosse uma frase só, e, na verdade, o "Estudando biologia" é um mero título ilustrativo, como tu podes perceber lendo o post anterior. Achei engraçado, porque diferente talvez, o novo ponto e vista que surgiu.

Sobre a frase legítima - "todos os problemas são microscópicos - é que, sim, eu pensei. Por acaso foi enquanto estudava biologia, eu devia estar lá pelo meio da célula entre uma mitocôndria e o complexo de Golgi. Mas o importante é que bateu-me forte a idéia de que quanto mais vamos a fundo no micromundo, mais percebemos que ELE NÃO É MICRO COISA NENHUMA! Muito extensos são seus caminhos e nos levam para universos distantíssimos e sem sinal de qualquer ponto de partida (ou de chegada). Isto, indo muito além das células, é claro. Atrelado a essa idéia, surgiu-me o pensamento sobre a incrível vinculação (e dependência) que existe entre essas "pequenices" e o "nosso grande mundo". Aí, o teu último parágrafo já fala uma língua parecida com o que tive em mente.

Anônimo disse...

sem querer transformei o teu momento filosófico-reflexivo num outro recreativo, e, pra mim, quando li a frase, me resultou engraçadinha, quase que uma nova piada! e até tinha ficado contente, pensei, que legal q o Rô tá virando piadista, pois achei ela muito boa. Agora li o lado reflexivo-filosófico, também achei legal. Fico mais feliz ainda, és criativo em todos os sentidos.