Parece contraditória sim. Mas podemos pensar na natureza contraditória do universo. Natureza intrinsecamente probabilística que não percebemos por vivermos em uma escala macroscópica. Macroscópica para os nossos padrões, bem entendido. Nos níveis subatômicos, tudo acontece ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, um fóton está em um ponto e em outro e em outro. No final o resultado é um só. A pergunta que fica é: o que acontece com as outras realidades que acontecem ao mesmo tempo? Elas continuam existindo paralelamente?
Mais interessante é pensar como seria nosso mundo se esta aparente desordem explicada pela física quântica ocorresse nas nossas escalas de espaço e tempo. Será que não acontecem? Infinitos universos paralelos derivados de cada ínfima possibilidade, e dando origem a tantos outros infinitos universos paralelos a cada instante. Mesmo naquela ínfima parte de todos estas realidades nas quais nós humanos existimos, existe uma infinidade de possibilidades tão absurdamente grande que é impossível concebê-la.
A grande questão que fica depois de tudo isto é: será que em alguma destas realidades eu vivo feliz com ela, só porque nesta eu resolvi tomar coragem e me apresentar em vez de ficar quieto, pagar a conta e ir embora?
Um comentário:
interessante "não percebemos por vivermos em uma escala macroscópica"... talvez por viver nessa escala macroscópica (em comparação com essa micro), nossas escolhas percorram o caminho desta escala à microscópica, probabilística e de um só tempo, e então perdemos facilmente a responsabilidade sobre elas - a pseudojustificação para a acomodação
Postar um comentário