sexta-feira, junho 09, 2006

O teorema de Arrow

Segundo Kenneth Arrow no seu teorema da impossibilidade, é impossível agregar democraticamente as preferências dos indivíduos em uma escolha social que satisfaça certas propriedades desejáveis:

1-Universalidade: esta propriedade diz que o voto deve ter um resultado que ordene todas as escolhas possíveis e deve dar um resultado igual para um mesmo "perfil" de votos", isto é, não pode haver aleatoriedade no processo.
2-Unanimidade: se cada indivíduo na sociedade prefere uma certa opção com relação à outra, então a preferência da sociedade deve ser por esta opção.
3-Independência das alternativas irrelevantes: a escolha da sociedade entre 2 alternativas independe da existência de uma terceira alternativa.

O teorema da impossibilidade de Arrow afirma que se a sociedade possui pelo menos 2 membros (para um único membro, a escolha indivídual é igual à escolha social, e não faz sentido falar em agregação de preferências) e precisa tomar uma decisão entre pelo menos 3 alternativas, então um sistema de votação que satisfaça estas condições é necessariamente uma ditadura.



Nenhum comentário: